"A curiosidade é mais importante do que o conhecimento." A.E.

04/04/2011

Filme do FDS - The Grudge 1 (O Grito)


Nesse final de semana assistimos ao filme “Th Grudge (O Grito)”, abaixo a sinopse e nossos comentários:



The Grudge.
2004.
Diretor: Takashi Shimizu
Gênero: Terror




“Em Tóquio uma casa comum oculta o pavor que nela há, pois quando alguém morre em um momento de terror nasce uma maldição, que não perdoa nem esquece e faz as pessoas morrerem vitimadas por uma poderosa ira. Neste contexto surge a estudante americana Karen Davis (Sarah Michelle Gellar), que, desconhecendo a maldição, está no Japão em um intercâmbio cultural. Karen é voluntária do Centro Social de Apoio, pois isto conta crédito para sua formatura na faculdade. Ela inocentemente concorda em substituir uma assistente social que não foi trabalhar, sem saber que ela na verdade foi vítima da maldição. Karen vai até a casa amaldiçoada para cuidar de Emma Williams (Grace Zabriskie), que tem uma letargia grave associada a leve demência, o que a faz ficar dormindo quase todo o dia. Ao chegar vê Emma em um estado catatônico, enquanto o resto da casa parece estar abandonado e desordenado. Enquanto cuidava de Emma, Karen ouve estranhos sons na parte de cima da casa. Ao investigar ela se defronta com algo tão apavorante que seria incapaz de imaginar, pois dentro da casa há uma sucessão de fatos apavorantes que são o resultado de algo terrivelmente maléfico, que surgiu de forma horrenda anos atrás. Como mais pessoas morrem, Karen é envolvida no ciclo de horror e aprende o segredo da maldição vingativa, que criou raízes nesta casa. Agora ela tenta parar isto antes que seja muito tarde, mas por mais que ela aprenda sobre a maldição e suas origens a força maléfica que Karen enfrenta é algo que ela ainda não dimensionou.”

Spider: Tá aí um filme de terror de verdade. Segue a linha dos filmes asiáticos usando um formato de terror mais agressivo, onde o suspense dá mais espaço ao horror. Diferente das produções americanas baseadas em muito sangue e efeitos especiais, exageros a parte, O Grito investe mais no espírito da coisa (literalmente).
Logo no começo O Grito já demonstra o que tem de melhor com exposição do fator que gera medo. E isso ocorre em todo o filme, a princípio parece um evento inexplicável, mas aos poucos a história vai se desenrolando até que dá para compreender o porquê dos eventos.
O menino Toshio faz um belo par assombroso (e por que não pálido?) com sua mãe Kayako que possui uma sede enorme de fazer com que todas as pessoas que se envolvam com a maldição sofram como ela sofreu. É realmente insensível a qualquer pessoa. Os cabelos corridos na frente dos olhos, aliás os olhos em si, dão um toque especial de terror. O menino chega a ser quase cômico, quase...
Muito bom para quem busca ver um tipo de terror diferente do habitual. Vale a pena.
Só não indico The Grudge II e The Grudge III. The Grudge realmente é um filme que não precisa de continuação e você pode desanimar com as sequências. Chega a ser enfadonho!

Nota: 9
Enjoy!

Lady Darkness: Sou particularmente fã de lendas urbanas japonesas. O Grito é um bom filme, não é aterrorizante, não vai te causar pesadelos a noite, mas a historia é bastante interessante e eu classificaria bom um bom suspense.
Ambientada em um Japão contemporâneo, o Grito, conta a historia de um espírito revoltado, uma mulher e seu filho que foram assassinados pelo marido porque ela estava apaixonada por outro. Diz a lenda que se alguém morre com grande sofrimento ou raiva este se torna um espírito maléfico e cheio de fúria que destrói tudo que o toca.
Foi bem interessante a forma como a historia foi contada, me agrada os mistérios serem revelados aos poucos ao longo do filme.
Os efeitos especiais, embora escassos, são bons. Para mim o que faltou foi mostrar as mortes, seria bem mais aterrorizante ver como ela matou as vitimas...
Da vontade ver as sequencias.
Nota: 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário